História do beisebol

 

 

  História do Beisebol
         


 

Os norte-americanos adotaram o beisebol com paixão no início do século 19. Os princípios do jogo foram importados da Inglaterra, onde há uns mil anos já se disputava o rounders (jogo em que se corre em círculos após bater na bola), o mesmo ancestral do cricket. Pesquisadores também identificaram vestígios de uma brincadeira com taco e bola feita pelos egípcios na Antigüidade. Nascido aqui ou acolá, o jogo do lança-rebate-corre teve em Nova Jersey o palco da primeira partida oficial, entre Knickerbocker e Nova York, em 1846. O povo comedor de hambúrguer gostou, a febre subiu e fez do esporte uma máquina de fazer dólares: o profissionalismo é de 1869.

De lá, o esporte difundiu-se para o mundo na ordem diretamente proporcional ao crescimento do poder dos EUA no cenário internacional. Na virada do século 19, atraiu amantes nas três Américas. Na 2ª Guerra, com os soldados ianques, atracou na Ásia e na Europa, onde Itália e França deitaram-se em amor à primeira vista pela novidade. Hoje, é jogado em pelo menos 120 países. É o principal esporte do Japão, do Canadá e de muitos países caribenhos.

De Estocolmo-1912 a Seul-88, o beisebol foi disputado sete vezes em torneios de exibição. Efetivou-se em Barcelona-92, restrito a amadores. Os patrícios de Fidel Castro  que, dizem, foi um arremessador de primeira  levaram a medalha de ouro, repetida em plena Atlanta, nos Jogos seguintes, quando o batedor Orestes Kindelan brilhou com a marca de nove home runs. Em Sydney, os profissionais foram liberados para jogar. Só que, como o dinheiro os impressiona mais do que o pódio olímpico, os principais jogadores das ligas americanas devem optar pelos campeonatos nacionais, que estarão a todo o vapor.

 


O Beisebol é um jogo entre 2 equipes de 9 jogadores cada uma, com um técnico.

Um time ataca (rebate) e o outro defende, em nove entradas (innings). Depois do time defensor eliminar 3 jogadores do time atacante, o time que defendia vira o time rebatedor e o time que rebatia vira defensor.

Beisebol Passo-a-Passo

1° Passo

a) O que é um "STRIKE"?


Quando se faz o arremesso e a bola passa em baixo do ombro, em cima do joelho e entre a base.

b) O que é um "BALL" ?
É quando a bola passa fora das medidas do "STRIKE" e o batedor não faz o "SWING".

2° Passo - Posições dos jogadores:

1 - Pitcher / Arremessador
2 - Catcher / Receptor
3 - First Base / 1ª Base
4 - Second Base / 2ª Base
5 - Third Base / 3ª Base
6 - ShortStop / InterBase
7 - Left Field / Jardineiro Esquerdo 
8 - Center Field / Jardineiro Central 
9 - Right Field / Jardineiro Direito 

a - HomeBase
b - 1ª Base
c - 2ª Base
d - 3ª Base 

3° Passo - Aprendendo outros tipos de "Strike"

a) Quando a é rebatida e vai para atrás da "LINHA DE FALTA"*



*Obs: Quando já está no SEGUNDO STRIKE e acontece isso, a bola e lançada novamente e não acontece o "STRIKE".

b) Quando a bolinha é rebatida, resvala no taco (só RESVALA, SÓ TRISCA), e vai para trás (indo direto para trás), acontece um "FOUL TIP"* que é considerado um "STRIKE".
*Obs: Quando já está no SEGUNDO STRIKE e acontece isso, a bola e lançada novamente e não acontece o "STRIKE".

c) Quando a bola é rebatida, bate no chão e pega no corpo do batedor, é um "STRIKE".

4° Passo - Como eliminar o rebatedor

a) Quando a rebatida dele é pega no alto (sem quicar no chão) 

b) Quando a bolinha chega antes dele na 1ª Base:



c) Quando alguém da defesa toca (com a bolinha na mão) nele antes que ele chegue na 1ª base

d) Quando acontece o TERCEIRO STRIKE e o CATCHER não solta a bola.

5° Passo - Como eliminar um corredor

a) Quando ele(o corredor) está fora da base e a defesa encosta nele com bola na mão.

b) Quando a defesa joga a bola na 2ª base;
E tenha um corredor tentando ir para a 2ª base.



--> Porque? Porque quando o rebatedor bateu, ele automaticamente está empurrando o corredor da 1ª para a 2ª base, e assim, o corredor que estava na 1ª não pode voltar, e é eliminado na 2ª <--

Obs: Quando há jogador na 1ª e na 2ª base, e o rebatedor bate, é só jogar para 3ª, que acontece o que aconteceu no exemplo anterior. O nome dessa jogada é "Force Play" ou Jogada Forçada, porque o corredor não pode voltar para sua base.

c) Quando o rebatedor rebate e a bola pega no corredor

6° Passo - Como um corredor avança as bases

a) Após uma rebatida, ele pode tentar entrar em alguma base

b) Quando o arremessador faz o movimento de arremesso, o corredor que está na base pode correr 

6° Passo - Como um batedor avança bases: s

a) Após uma rebatida que bate no chão, ele pode tentar entrar na base

b) Quando o arremessador acerta a bola nele ("WALK"), ele vai para 1ª base. 

c) Quando está no 2° "STRIKE" e arremessador faz o Strike 3, mas o CATCHER( RECEPTOR), deixa a bola escapar de sua luva, o batedor pode tentar ir para 1ª base*. 
*Obs: Se alguém estiver na 1ª base, o batedor está eliminado. E também apenas no 3 STRIKE que o batedor pode fazer isso.

7° Passo - Regras Importantes

a) Quando o batedor é eliminado por "FLY BALL" (bola pega no ar), e o corredor que esteja em alguma base corre;
basta a defesa jogar para base na qual o corredor(no exemplo acima é a SEGUNDA) estava que ele está eliminado. 



--> E teria que voltar e ficar parado na base dele para não ser eliminado <--

b) Quando o arremessador acerta a bola no batedor, é declarado um "WALK", e ele(o batedor), vai para 1ª base.

c) O corredor tem que PISAR nas bases. Se deixar uma para trás, ele está eliminado.

8° Passo - Palavras mais usadas

Strike: Um arremesso bem sucedido

Ball: Um arremesso ruim

Walk: Quando acontece do Arremessador errar 4 vezes a zona de strike ou atingir o batedor

Out / Fora: Eliminado

Safe / Seguro: para parar a jogada - basta pisar numa base que esteja um corredor

Toque: Quando o time da defesa do algum corredor

Fair Ball / Bola Boa: Quando rebatida esta em jogo

Foul Ball / Falta: Quando a rebatida não é valida

Home Run: Bola isolada das dimensões do campo.

9° Passo - Observações de Jogo

a) O corredor (no caso o batedor) só corre quantas bases ele conseguir, e pode parar em qualquer base.

b) Para fazer um ponto, você tem que passar por todas as bases.

c) Caso alguém do time do lançador jogue a bolinha em um jogador do time rebatedor, o atingido vai para a próxima base.

d) Se o taco, na hora da rebatida, for jogado para frente ou pegar em um jogador do time lançador, é considerado falta e é considerado como 1 Strike.

e) Se na hora da corrida de algum jogador, alguém do time lançador atrapalhar, é considerado falta e o corredor vai para base que estava correndo. Conta-se também 1 Ball e a jogada continua.

f) Quando se corre para 1a base( somente para ela ), o corredor pode passar direto por ela, em vez de parar em cima bruscamente. Como assim? Quando se corre para ela, você pode passar pisando, antes que a bolinha chegue, e depois voltar para ela, sendo que você não foi eliminado