História da corrida (atletismo

 

Corridas (Atletismo)

 

Dentro do atletismo são disputadas as provas de corrida, lançamento e salto. As mais famosas são as de corrida. É nessa categoria que acontece a disputa do homem mais rápido do mundo, nos 100 metros rasos. Quase todas as provas de atletismo, exceto maratona, são disputadas em estádio e a modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde a Era Moderna. 

As provas de corrida, que também podem ser chamadas de provas de pista, divide-se em curta distância (100m, 200m e 400m), média distância (800m, 1500m e três mil metros) e longa distância (cinco mil metros, 10 mil metros e 42,195km). Há também as corridas com barreiras colocadas no percurso, além da marcha atlética e dos revezamentos.

Todas essas provas são realizadas na pista de atletismo dentro do estádio. Esta pista contém oito raias, cada uma com um metro e 25 centímetros de largura. No formato oval, a pista tem 400 metros de comprimento. 

Brasil - Os atletas brasileiros sempre sobem ao pódio durante os Jogos Pan-americanos. Na última competição, em Santo Domingo, o Brasil ganhou 16 medalhas no atletismo. Foram cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze.

Nas provas de pista Hudson de Souza garantiu o ouro e Marílson Gomes o bronze dos cinco mil metros. Hudson também venceu os 1.500m. O revezamento masculino 4x100m foi ouro, assim como Vanderlei Cordeiro e Márcia Narloch, ambos na maratona.